Protocolo Covid-19


Documento interno de adequação às políticas
públicas de prevenção ao contágio por coronavírus.

Protocolo Covid-19


Documento interno de adequação
às políticas públicas de prevenção
ao contágio por coronavírus.

Veja abaixo nossas diretrizes internas para retomada das atividades de culto público a partir do domingo dia 21 de junho de 2020:

covid_icon_100

Redução da capacidade do
templo para 30% da lotação



Seguindo as diretrizes das autoridades públicas de saúde, nosso templo - que possui máxima lotação de 100 pessoas, baseada nos eventos com maiores públicos registrados na IPC – será restrito a 30 pessoas nas atividades de cultos públicos, contando com as pessoas envolvidas diretamente nas atividades, como músicos, diáconos e pastor.
covid_icon_2

Realização de 2 cultos para
públicos diferentes



Considerando a lotação máxima de 30 pessoas, optamos pela realização de dois cultos, recebendo pessoas diferentes em cada um para otimizar o espaço e respeitar a capacidade de 30% sem transtornos. O primeiro culto será das 17h às 18:20h e o segundo culto será 19h às 20:20h.
covid_icon_3

Higienização e troca de todas
as cadeiras entre os cultos



Durante os 40 minutos de intervalo entre as duas atividades de culto, nossa equipe trocará todas as cadeiras do salão, higienizando cada uma delas com álcool líquido 70%, garantindo assim que todas as pessoas estejam devidamente protegidas em seus lugares.
covid_icon_4

Lista de presença
para os cultos



Cada culto terá uma lista de presença para os membros da igreja com confirmação dos nomes até o sábado anterior ao culto. Essa medida visa uma maior organização do espaço, possibilitando que seja montado um layout personalizado para as cadeiras de acordo com as pessoas confirmadas.
covid_icon_5

Distância de 1,50m
entre as cadeiras isoladas



Seguindo as recomendações de especialistas em saúde, estabeleceremos uma distância segura entre as cadeiras, designando um espaço de 1,50m em todas as direções, resultando em uma área com boa margem de distância por pessoa ou família.
covid_icon_6-2

Famílias que moram na mesma casa poderão sentar juntas



A distância de 1,50m entre as cadeiras será suspensa para famílias que moram na mesma casa, por motivos óbvios. Desta forma, poderão se formar blocos de 2 ou mais cadeiras juntas, no entanto a área livre será preservada para outras cadeiras isoladas ou grupos de assentos..
covid_icon_7

Controle de temperatura e
higienização na entrada



Para otimizar o fluxo, nós fecharemos a entrada pelos fundos, concentrando as chegadas pela entrada social, onde teremos uma equipe distribuindo álcool em gel 70% e também medindo a temperatura das pessoas. Aqueles que estiverem com temperatura corporal acima de 37,8 graus não poderão entrar no templo, conforme indicam os protocolos sugeridos pelas autoridades de saúde.
covid_icon_8

Álcool em gel 70% disponibilizado em todos os ambientes



Disponibilizaremos álcool em gel 70% para todos os presentes, com fácil acesso a dispensers nos locais comuns e também em por meio de frascos espalhados pela igreja. Também recomendamos que cada um leve o seu próprio álcool em gel para uso particular, evitando assim o compartilhamento do mesmo material por pessoas diferentes.
covid_icon_9

Uso obrigatório de máscaras
durante todo o culto



Todas as pessoas presentes precisarão utilizar máscaras para seguirmos em conformidade com os principais protocolos de saúde divulgados. As únicas exceções serão para os vocalistas da banda nos momentos de música, considerando a grande dificuldade para cantar com as vias respiratórias obstruídas pela máscara.
covid_icon_10

Não serão incentivadas interações físicas entre as pessoas



Fato comum em congregações cristãs, o contato físico entre os membros da igreja ainda permanecerá restrito, mantendo os critérios de distanciamento das autoridades de saúde. Não haverá por parte da igreja qualquer estímulo a isso, no entanto cada interação entre as pessoas é de responsabilidade individual dos envolvidos.
covid_icon_11

Pessoas do grupo de risco
não devem comparecer



Entendemos que os grupos de maior risco não devam se expor a eventos como o culto público, por isso não incentivamos qualquer pessoa que esteja incluída nessa categoria a comparecer aos nossos encontros. A entrada de pessoas deste grupo não será proibida, no entanto solicitamos a nossos membros que apresentam maior risco mediante a uma eventual infecção que permaneçam assistindo às transmissões online dos cultos enquanto este protocolo estiver em vigor.
covid_icon_12

Pessoas com sintomas ou recém-recuperadas não devem comparecer



Pessoas de qualquer idade que apresentem sintomas gripais como tosse e espirros serão impedidas de entrar no templo, para mantermos os critérios dos principais protocolos de saúde disponíveis. Também recomendamos que pessoas recém-recuperadas destes sintomas gripais aguardem um período de pelo menos 14 dias para retornarem aos cultos. Caso tenham sido diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita, também obedeça aos 14 dias de quarentena após o fim dos sintomas.
covid_icon_13

Manutenção dos cultos online



Para atender àqueles que não puderem ou ainda não se sintam à vontade para frequentar os cultos, manteremos nossas transmissões do culto por meio das nossas redes sociais, de forma que apenas o segundo culto (das 19h) será transmitido.
covid_icon_14

Recepção de visitantes



A igreja estará aberta para receber visitantes, no entanto faremos campanhas nas redes sociais para que estes também confirmem sua visita de maneira prévia, para facilitar o planejamento do culto, respeitando o limite de 30 pessoas no salão.
covid_icon_15

Sinalização do protocolo



Disponibilizaremos nosso protocolo para todas as pessoas presentes por meio de folhetos e sinalização no templo. Além disso, também divulgaremos com detalhes nas nossas redes sociais e site, para que todos tenham acesso facilitado ao material.
Seguindo cada ponto deste protocolo, a Igreja Presbiteriana Carioca retornará às suas atividades de culto público gradualmente, convicta de que o nosso Deus é poderoso, soberano e nos conduzirá com seu imenso amor e bondade até o fim deste difícil período que vivenciamos atualmente. Sua Igreja seguirá com coragem rumo ao alvo, que é Cristo e venceremos essa pandemia juntos, ainda que um pouco distanciados.


Por fim, exortamos a todos que creiam vigorosamente na Palavra de Deus que nos garante sua presença e proteção:


“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” Isaías 41:10

Leia o protocolo na íntegra.


Faça o download do material completo do nosso documento interno de adequação às políticas públicas de prevenção ao contágio por coronavírus. Nós já estamos prontos para voltar. Vem com a gente?
Protocolo Covid-19Protocolo Covid-19

#AIgrejaPrevalece

Leia o protocolo
na íntegra.


Faça o download do material completo do nosso documento interno de adequação às políticas públicas de prevenção ao contágio por coronavírus. Nós já estamos prontos para voltar. Vem com a gente?
botao_protocolo1_mobile2botao_protocolo2_mobile

#AIgrejaPrevalece

×