(Efésios 4/Atos 2: 38-47)
Ontem, na Igreja Presbiteriana Carioca, terminamos de estudar o clássico ”A treliça e a videira”, e conversamos sobre o papel da liderança e da membresia na Igreja. Entendemos que, nossa Igreja tem sua liderança composta por presbíteros que a governa, divididos entre presbíteros regentes e presbíteros docentes (pastores), e que, tal divisão, se dá para organizar as Igrejas de Cristo.
Estudamos o maravilhoso texto de Efésios 4, com ênfase no versículo 11, e como cristãos reformados (você pode saber mais aqui), entendemos que o ministério apostólico não está em vigor em nosso tempo, por isso a ênfase no ministério do Pastor/Mestre na liderança, mas o que realmente importa neste capítulo é a beleza da unidade da Igreja!
A Igreja é a única instituição da Terra em que o líder não é o principal, nem o mais importante do grupo, pois somente o Senhor Jesus, Cabeça da Igreja, o possui! Os líderes cristãos são, como o próprio texto de Efésios 4 diz, presentes do Senhor para o Seu Povo, para servir, instruir e aperfeiçoar os discípulos de Jesus a fazerem os mais discípulos para o nosso Mestre, de modo que todos, com nossas particularidades, consigam ser como Ele é, o grande objetivo da vida cristã! No Reino de Deus todos são importantes, e ainda que, com importâncias diferentes, são complementares e de mesmo grau!
A Igreja é de Cristo, e todos nós, liderança ou membresia, somos a Sua Igreja,cada um na sua função, todos se complementando e adorando a Cristo com nossas vidas, e nada é mais belo do que isto, a saber, ser uma Igreja verdadeiramente bíblica! Entender isto é lindo, é fantástico, é o ápice da melhor vida que um ser humano pode ter! Uma comunidade inteira entendendo os dons que o Pai deu, vivendo O amando mais que tudo nesta vida, e servindo uns aos outros em amor! É possível, é bíblico é lindo! Que o Senhor avive Sua Igreja a entender esta essência!
Por Nilson Pereira